O que é o famoso Google page rank (Pr daqui em diante) de que tanto se fala e tão pouco se diz.
Pretendo fazer um artigo que explique de forma prática e sucinta, para que serve o Pr e de que forma pode ser usado com proveito, na perspectiva de um webmaster, no final porei uns links para aqueles sites em Inglês cheios de algoritmos e tretas esquisitas.

O google page rank, é uma forma do google avaliar a importância de um site ou página no meio da espuma de milhares de sites e blogs diários. Baseia-se na ideia de que cada link que aponta para uma página é como que um voto para essa mesma página. Aqui obviamente a democracia é posta de lado e um link de um site importante tem mais valor do que um de um blog desconhecido.
O google divide o Pr numa escala que vai de zero a 10. Há muitas maneiras de se saber o Pr de um site, mas a mais pratica é fazendo o download da google toolbar aqui.

Qual a vantagem de ter um bom pr? É que em condições iguais, em principio ficaremos mais acima nas busca do Google e logo receberemos mais visitas. Exemplo: 2 sites bem optimizados para a palavra ” Jogos para telemovel” um com Pr=3 outro com Pr=5, em condições normais o site com pr5 aparecerá muito acima do site com pr3 nas buscas para essa palavra (falaremos futuramente das condiçoes anormais que podem alterar isto).

E como arranjamos um pr decente se estamos a começar no mundo dos sites e blogs? Simples, há que pesquisar sites, directorias, top’s etc que tenham bom page rank e estejam dispostas a linkar para nós, de preferência de temas relacionados com o nosso. Nota que para Portugal um Pr5 já é normalmente muito bom e um pr 4 não é nada mau.

Muitos vos dirão que o melhor que têm a fazer é ter bons conteúdos e bom design, pois assim o vosso site irá dia após dia ganhando links devido à sua qualidade. Para mim isso é treta, pois se ninguém encontrar o site como raios irá descobrir que os conteúdos são bons.

Tenho sites com fracos conteúdos que ganham muitos links porque estão em 1º no Google e outros melhores, sobre o mesmo tema, que porque aparecem na página 20, nem um link lhes dão. É a velha história, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Há que quebrar o ciclo de miséria.

Mas pergunta o leitor, vamos começar a encher o nosso site de links, top’s, directorias etc desde que tenham page rank? Sim e não. Primeiro há que saber nem todos os sites passam o page rank e muitos o passam mal.

Sites que não passam Pr: O link não conta para o Google:

1. A maioria dos livros de vistas. Já lá vão os tempos em que se andava a assinar tudo quanto era livros de visitas e a fazer comentários malucos nos blogs para conseguir links para o gogle. Muitas directorias e lista de liks, faceis de sppamear também não contam. Um bom exemplo é a wikipédia.

2. Muitos tops e diretorias, usam extenções no Url que impedem o robot (google bot) de seguir o link em temos de ganho de pr links de sites com extenções como http://www.minhatoplist.com/out.php?id=10744 não servem para quase nada, porque o google dificilmente segue esse link e logo não o conta. Devemos ter ainda cuidado, pois muitos sites apresentam links aparentemente normais ou seja http://www.omeusite.com/ mas que são dispostos por um script (javascript, habitualmente) que impede que o google o leia. Com o tempo fica fácil distinguir estes sites ao 1º olhar. Atenção que não estou a afirmar que estes sites o fazem de propósito para enganar as pessoas, simplesmente digo que estes sites não me interessam, numa perspectiva de page rank. Podem-me interessar se mandarem visitas em quantidade e qualidade.

P.S: Isto está a ficar longo, vou dividir o post em 2 ou 3 partes, prometo que postarei a 2ª em breve.

Anúncios